Conteúdo

Bem-querer

Projetos sócio-culturais apoiados pela Busca Vida
Edith Cultura
O Edith Cultura incentiva a produção artística de Bragança Paulista, funcionando como uma agência de desenvolvimento e intercâmbio cultural entre as produções locais, regionais e globais.

Conheça mais sobre o projeto apoiado pela Busca Vida: 

Edith Cultura é um coletivo qualificado como Organização Social da Cultura de Interesse Público (OSCIP) que reúne pessoas que valorizam a cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Nosso objetivo central é promover e incentivar o cenário cultural e artístico, criando intercâmbios entre a produção local e a global, bem como a formação continuada de jovens, adultos e idosos. Para Bragança e região, somos uma espécie de hub cultural – conectando meio rural e urbano, diferentes faixas etárias e classes sociais, oferecendo programações para o público consumidor das artes e também abrindo possibilidades profissionais e de futuros alternativos. Garaginha do Edith, Rota das Artes e Cardápio Underground estão entre as principais ações culturais em desenvolvimento.

Acompanhe a programação pelo Instagram

Garaginha do Edith
O Edith Cultura está localizado em um casarão antigo na região central de Bragança Paulista, conhecido como Garaginha do Edith, sede do coletivo desde 2017.

Na Garaginha realizamos de maneira regular atividades diversas, como: sessões de cinema, debates, palestras, grupos de estudo, shows, discotecagens, minicursos, leituras mediadas, exposições de artes visuais, ações performáticas, entre outros. Trata-se de um espaço de trabalho, formação e difusão cultural voltado para encontros relacionados à arte contemporânea nas suas mais diversas vertentes. Também contribui com qualificação profissional de jovens agentes culturais. A gestão da programação e do espaço é colaborativa, multidisciplinar e multi-geracional. Todos os públicos são bem vindos e a classificação etária acontece de acordo com cada programação. 

Rota das Artes
Um projeto de iniciação às artes, com foco no desenvolvimento humano e valorização da cultura local, realizado na Zona Rural de Bragança Paulista, desde 2016.

Através de oficinas continuadas de arte, palestras, rodas de conversa e mostras de arte; artistas da região bragantina e convidados aproximam diferentes linguagens como teatro, música, artes visuais, cerâmica, mosaico, gastronomia e costura criativa de jovens, adultos e idosos moradores dos bairros da Serrinha, Água Comprida, Bacci, Morro Grande e Boa Vista. Estas ações de formação integram diferentes espaços rurais como a Escola Profo Bruno Florenzano, o Casarão 2 Irmãos e o Ateliê Siriema e João de Barro, que juntos, ampliam as oportunidades de convivência social, interação na diversidade e práticas culturais comunitárias. 

Cardápio Underground
Um festival de artes integradas, que deu origem ao coletivo Edith Cultura.

Com duração de uma semana, realiza apresentações musicais, residências artísticas transdisciplinares, performances, feira de arte independente, intervenções audiovisuais e exposições de artes visuais. O Cardápio Underground é uma plataforma-referência de difusão para novos artistas, circulação de nomes da cena independente, formação e engajamento de público. O festival é direcionado a jovens e adultos de Bragança e região. Alcança grandes centros do interior - como Campinas - e também cidades de menor porte, como Pedra Bela, Monte Alegre do Sul e parte do Sul de Minas. 

Festival Arte Serrinha
Há 20 anos Arte Serrinha realiza um festival multicultural de referência localizado na rural de Bragança Paulista.

A Serrinha é um espaço de produção e experimentação artística, encontros e trocas entre pessoas e a natureza. É também um conceito, um movimento e uma comunidade que compartilha sonhos. 

Arte Serrinha, que tem como sede a Fazenda Serrinha, realiza e fomenta junto com a Busca Vida há mais de 20 anos um conjunto de iniciativas em arte e educação que envolvem livre criação, pesquisa e experimentação, difusão de conteúdos e oferta de experiências que priorizam as relações humanas e a reflexão. Desde então, todos os anos é realizado em Julho, durante o período de inverno, um Festival multicultural. Com artistas de todas as frentes, durante as semanas do festival, são realizadas oficinas, encontros, rodas de conversas, exibições, performances e shows musicais abertos para todo o público. 

"Desde 2002, acontece o Festival de Arte Serrinha de Bragança Paulista, com edições anuais, sempre no mês de julho. Desde sua criação, o Festival de Arte Serrinha incorpora diversos tipos de trabalho, com participação de artistas de todo o Brasil. A variedade de segmentos é a principal pauta da curadoria, que busca qualidade e diversidade para os visitantes. Quem prestigia o evento tem os sentidos invadidos por uma pluralidade cultural, que passa por gastronomia, moda, teatro, música, design e outras linguagens.

A Fazenda respira arte e torna-se um verdadeiro celeiro de produção cultural de qualidade, com exibições, palestras, shows e oficinas  de alto padrão. Em mais de vinte anos de atividade, uma centena de artistas já se apresentou em Bragança, no Festival. Grandes nomes como Naná Vasconcelos, Tom Zé, Bené Fonteles, Elba Ramalho, Luis Melo, Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, Zé Celso Martinez Correa, os Irmãos Campana e Ivaldo Bertazzo, entre tantos outros, já estiveram na cidade, enriquecendo a programação do Festival e realizando shows musicais no Galpão Busca Vida.

Atualmente, a fazenda e o bairro tornaram-se atrativo turístico. O local pode ser visitado o ano todo. Quem busca tranquilidade pode se hospedar em uma pousada, na Fazenda. A rotina cultural do bairro é movimentada pelas atividades do Galpão Busca Vida e do Teatro Rural, que funcionam a todo vapor na Serrinha. Aos poucos, o movimento gerado pelo Festival se desdobrou em parcerias e ações sociais pelo bairro, com atividades permanentes ao longo do ano. O solo fértil que alimentava a região hoje faz brotar arte por todos os cantos. Os jovens são o foco do trabalho, para garantir a manutenção da identidade local em contraste com as fortes transformações que o bairro vem sofrendo com a integração urbana." - Diz Marcio Alves da plataforma CidadeeCultura .com 

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!